Conserva de vinagre com ervas para temperar saladas dicas!!!

Conserva de vinagre com ervas para temperar saladas dicas

Óleo ou azeite aromatizado

Recebi alguns pedidos sobre vinagres e azeites temperados. Nesse post vamos ter dicas sobre como tempera-los. Escolha o óleo de sua preferência (de milho, girassol, canola) ou azeite de oliva. Acrescente temperos a seu gosto (folhas de sua preferência). Para fazer azeite aromatizado coloque a erva escolhida dentro da garrafa de azeite e deixe macerar… quanto mais tempo melhor. Embrulhe a garrafa com papel crepom preto a fim de proteger o azeite da luz e use-o após um mês. Ou aqueça ligeiramente o azeite com a erva ou o tempero escolhido (alho, pimentinha, dedo-de-moça, pimenta-calabresa etc.), deixe esfriar e coloque na garrafa.

Vinagre temperado

Os vinagres podem ser aromatizados à vontade com echalotas, estragão ou framboesas. Dá muito mais trabalho do que o azeite, leva em média dois meses ou mais. É bem artesanal mesmo.

VINAGRE DE ECHALOTAS

Echalotas são uma espécie de cebola

As chalotas, ou echalotas,segundo há quem suponha, parece que vieram há séculos da Síria e cria-se como os alhos (dispondo “dentes” no chão, que se multiplicam em novos “dentes”, formando “cabeça”),São oblongas, avermelhadas ou castanha-avermelhada, por vezes com centímetro e meio de diâmetro.Possui um sabor singularmente delicado e muitos gastrónomos conceituados consideram imprescindível usá-la – e um crime substitui-la por cebola – em certos pratos e molhos de reputada categoria.

Receita: Descasque 100g de echalotas, corte em 4 e coloque em 1 litro de vinagre de vinho branco. Use após 2 meses. Eu sei… é muito tempo, mas se não macerar tempo suficiente, o sabor não vinga.

VINAGRE DE ESTRAGÃO

 

Estragão

O estragão é um tempero típico da culinária francesa e é utilizado para realçar o sabor de certos ingrediente e alimentos. O sabor da folha de estragão é adocicado e ao mesmo tempo levemente picante, lembrando algumas pessoas, mesmo que brevemente, do cheiro e gosto do funcho (também conhecido como erva-doce, marantro, finóquio). As folhas do estragão, assim como as de outras ervas utilizadas na culinária podem ser usadas tanto verdes e frescas quanto secas, dependendo sobretudo do que exigem as específicas receitas.

A folha do estragão é utilizada na preparação de pickles, como pepinos em conserva à base de vinagre; em cozidos de panela, em saladas verdes, etc; mas ela também dá o sabor distinto do molho béarnaise. Existem muitas receitas para o uso caseiro do estragão na preparação de vinagres, vinagretes, e outras infusões gastronômicas.

Receita: Lave 100g, deixe suspensos por 2 a 3 dias para secar bem e coloque em 1 litro de vinagre de vinho branco. Use após 2 meses…

VINAGRE DE FRAMBOESA

Framboesa

A framboesa é muito confudida com a amora (a semelhança é enorme), só que existe uma pequena grande diferença entre elas… a framboesa não nasce em qualquer lugar… precisa de todo um cuidado com o solo, temperatura e outras coisitas mais. Normalmente consumimos framboesa em conserva ou na forma de geléia. A utilização dela como aromatizador de vinagre é bem rara, mas garanto que é bem surpreendente.

Receita: Escolha framboesas bem maduras mas não tão maduras ao ponto de ter um cheiro forte (o sabor ficará parecido com o de fruta podre). Coloque numa garrafa e encha com vinagre de vinho tinto. Após 2 meses, coe através de um pano fino, apoiando ligeiramente com uma colher de pau para extrair todo o suco, sem juntar a polpa. Coloque em garrafas e tampe. Está pronto para consumo. Esse é verdadeiramente uma delicia…

Aproveitem

Olie ;)

6 thoughts on “Conserva de vinagre com ervas para temperar saladas dicas!!!

  1. nossa eu n sabia q utilizava frambroeza em conserva com vinagre. deve ficar muito saboroso mesmo. chato é o tempo que se leva pra conseguir fazer…. acabamos cedendo aos industrializados.

  2. muito interessante, mas o tempo q se reva para o preparo é realmente longo.
    mas vou tentar. enquanto o natural não fica pronto, vou utilizando o industrializado

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s